segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto Jogos e Brincadeiras

MINI-GRUPO II- A, B e C
Faixa-etária: Todos nascidos em 2007
CEI Indireta Penha

Introdução: Na educação infantil, é difícil estabelecer um horário para a brincadeira e um horário para a aprendizagem. Os métodos de ensino foram à preocupação dos educadores durante anos. Não se dava praticamente nenhuma importância para a maneira em que o aluno assimilava os conteúdos e se a aprendizagem era realmente eficaz. Atualmente, a preocupação está em descobrir como a criança aprende. O professor pode usar uma estratégia de ensino excelente, na sua visão, mas se não estiver adequada ao modo de aprender da criança, de nada servirá.
A utilização de certos jogos e brincadeiras como facilitadores na aprendizagem, na educação infantil, são sem dúvida, a solução para se obter resultados positivos no processo de ensino – aprendizagem das crianças. Mas, é importante que se tenha bem definidos os objetivos que queremos alcançar quando trabalhamos como o lúdico, e tomarmos cuidado também com as brincadeiras que vamos mediar, para que esta esteja ligada ao momento correto do desenvolvimento infantil. Como já sabemos, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. E jogo é um excelente recurso para facilitar a aprendizagem. Neste sentido, CARVALHO afirma que: "desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos e mentais, sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade, portanto, real valor e atenção as atividades vivenciadas naquele instante." (1992 p14).

Justificativas:  Sabemos que hoje a criança aprende brincando, pois o mundo em que vive é descoberto através de jogos dos mais diversos tipos que vão dos mais simples de encaixe às mais curiosas brincadeiras sendo estas até mesmo folclóricas. O jogo para a criança é o exercício e a preparação para a vida adulta, é através das brincadeiras, seus movimentos, suas interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades. Tendo em vista que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.

Sendo assim, se a criança aprende brincando, por que então não ensinarmos da maneira que ela aprenda melhor, de uma forma prazerosa e, portanto eficiente, pois a utilização de certos jogos e brincadeiras é como facilitadores na aprendizagem, da educação infantil.
O projeto Jogos e brincadeiras visam trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando a criança no processo de construção do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto irá potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade em que está inserido.
Objetivos Gerais: Proporcionar às crianças as oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência as quais proporcionarão conhecimentos para que o crescimento intelectual e social seja pleno em todos os campos que serão trabalhados.
Objetivos específicos:
  • Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de poder trabalhar as diversas habilidades que serão desenvolvidas com o projeto como: socialização, coordenação, cooperação, limitações;
  • Reforçar a importância do respeito no grupo do qual faz parte;
  • Adquirir novos conhecimentos, percebendo o quão isso tem um papel crucial na sociedade em que se vive;
Trabalhar a importância do meio ambiente, conscientizando-os sobre o seu papel diante dos problemas que vem enfrentando.
Cronogramas de atividades:

Serão realizadas atividades práticas para serem alcançados todos os objetivos propostos, onde os recursos utilizados serão dos mais diversos. Tais como:

v     Roda de conversa (combinados serão trabalhados para a implantação de regras, as quais farão com que o grupo perceba a importância de tais);
v     Roda de leitura
v     Roda de música
v     Dramatizações
v     Atividades pedagógicas (escrita, pintura, colagem, recorte, manuseio de diferentes papéis, massa de modelar entre outros).
v     Filmes
v     Jogos e brincadeiras: Conteúdos
v     Quebra-cabeça com figuras
v     Dominó das letras
v     Jogo da memória com alimentos
v     Boliche
v     Jogos de cartas, mostrando como trabalhar o lixo.
v     Jogo da conservação do lixo (através dos recipientes próprios, trabalharem a limpeza dos ambientes.
v     Jogo da figuras (garrafas plásticas, latinhas, papéis), onde jogá-los.
v     Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
v     Dançar
v     Correr com e sem apoio, trabalhando as limitações de cada um
v     Equilibrar num pé só
v     Reconhecer e nomear partes do seu corpo
v     Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo
v     Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado
v     Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
v     Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas freqüentemente.
v     Observar e explorar o ambiente através do tato.
v     Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo
v     Identificar cores
v     Morto – vivo
v     Brincadeiras com bolas, petecas, balões etc.
v     Exercícios para desenvolver a lateralidade
v     Desenho espontâneo com lápis de cera
Manipulação de material de sucata.


Música

LIXO

Jogue o lixo no lixo
Não jogue nada no chão
Vamos deixar esta escola
Brilhando com esta canção
Papel de bala
Ponta de lápis
Pó de borracha
Não jogue nada no chão!
Não jogue nada no chão!
Jogue o lixo no lixo
Não jogue nada no chão!
Vamos deixar esta escola
Brilhando com esta canção
Copo descartável
Goma de mascar
Papel amassado
Não jogue nada no chão!
Casca de fruta
Restos de lanche
Lenço de papel
Não jogue nada no chão!




"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria

criança descobrir”. (Jean Piaget).Casca de fruta
Restos de lanche
Lenço de papel


Campos de Experiências a serem explorados:
1.      Experiência de exploração da linguagem corporal.
2.      Experiência de exploração da linguagem verbal.
3.      Experiência de brincar e imaginar.
4.      Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro e do ambiente.
5.      Experiência da natureza e cultura.
6.      Experiência de apropriação do conhecimento matemático.
7.      Experiência com a expressividade das linguagens artísticas.

Os campos de experiências nos ajudarão a perceber dificuldades que surgirão, pois em cada um poderemos avaliar a melhor forma de trabalho para o desenvolvimento do mesmo

Atividade com as familias:
  •  Reunião com os pais no CEI Indireta Penha.
1.        Apresentação do projeto: Jogos e Brincadeiras explicando os seguintes tópicos:
*Justificativa;
*Objetivos;
*Dinâmica:
  • Reunião com os pais no CEI Indireta Penha: "Atividade de Encerramento"
1.Durante o projeto trabalharemos com diversos jogos/brincadeiras, então proporcionaremos aos pais e as crianças uma gincana onde todos poderão junto com os seus filhos relembrar como foi a sua infância.

Resultados esperados: .Esperamos então alcançar que cada criança possa compreender que o brincar/jogar fará com que as suas habilidades sejam desenvolvidas em suas atividades mais prazerosas

Avaliação:    O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo é importante desenvolver um projeto focado em jogos e brincadeiras. Em todas as aulas as crianças devem ser convidadas a sentarem-se na roda de conversa, onde se discute os mais variados assuntos e em seguida apresentar a proposta, explicando o projeto e a atividade a ser trabalhada no dia.
Todos devem saber o tema do projeto e o que este significa, todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras, tanto livres como de regras simples, promovendo a compreensão da criança sobre o quanto brincar/jogar será essencial para o seu pleno desenvolvimento e para sua vida futura.

 Referências Bibliograficas:
    Mattos, Elizete de Lourdes - Brincando e aprendendo -Brincadeiras de roda; Atividades lúdicas para alfabetizar.
   Brandão, Heliana - O livro dos jogos e das brincadeiras para todas as idades - Ed. Leitura.
   Revista nova escola - ano XXI nº 18 dezembro 2006 ed. Abril.
   Professora Vânia de Carvalho Araújo

Projeto elaborado pelas Professoras :
v     Profºª: Andreia Silva do Santos
v      Profª:Kerla de Abreu Gonçalves
v      Profª:Natália Dornelas Vieira
   
Coordenadora Pedagógica: Kátia Regina de Sá
Diretora: Olga Maria Coimbra

3 comentários:

  1. muito interessante essa forma de trabalho onde os pais podem voltar no tempo, para relembrar sua infância e analisar o que podemos mudar nos dias de hoje.
    Parabéns...pelo lindo trabalho e muito sucesso nessa experiência.

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