PROJETO: MINI-GRUPO I-A e B
Projeto: A Arte de Contar Histórias
CEI Indireta - Penha
Faixa-etária: Todos nascidos em 2008
Introdução: Quem não se lembra de uma história contada pelos pais, avós ou professores? Momentos que nunca esquecemos, pois ficam guardados em nossas memórias, e a qualquer momento lembraremos, daquela história que tanto ouvíamos na nossa infância. Toda História tem fundamento em nossa vida atual, criamos situações, construímos nossos espaços, viramos uma personagem mais querida ou vivenciamos uma personagem. Quem nunca virou Branca de Neve ou um Lobo Mal, pois, existem momentos em nossa vida adulta, que tornamos uma personagem, seja ela mal ou não, toda ela construída pela nossa imaginação. E isso não e diferente com nossas crianças, o faz-de-conta está presente sempre nas vidas destes pequeninos, na hora de brincar com bonecas, livros infantis, revistas (figuras), cantinhos criados pelos alunos e professores, carrinhos, sucatas e outros objetos que mexem com a imaginação e criação.
As histórias infantis têm papel fundamental na formação de nossos alunos, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões.
Quando se conta uma história, deve-se ter em mente, que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através da história a criança forma um banco de dados de imagens que será utilizado sempre em situações interativas vividas por ela.
Quando se conta uma história, deve-se ter em mente, que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através da história a criança forma um banco de dados de imagens que será utilizado sempre em situações interativas vividas por ela.
Hoje se sabe que o ato de contar histórias para a criança, além de trabalhar com o seu imaginário, também torna indivíduo criativo, crítico e decidido.
A Arte de Contar História vem conquistando, mais e mais o seu espaço como: nas galerias culturais, livrarias, Shopping, escolas e outros locais.
Justificativas:
Escolhemos este tema através das investigações feitas nos grupos.Descobrimos o grande interesse pela História, Desenho e Pintura.
As Histórias Contadas são reproduzidas de diversas maneiras pelas crianças.
O Desenho é a expressão do artista ao seu ponto de vista ao seu olhar para o mundo.
A Pintura e as cores criam vida, mostra o que ninguém vê.
Percebemos este interesse pela turma e achamos que trabalhando desta forma uniremos a arte e o contar a história somente neste Projeto, através dele mostraremos o diferente como: arte, música, teatro, histórias, fantoches, imitação de personagem, revistas aproveitando as figuras, gibis, vídeos, historias criadas pelos pais e também historias criadas de acordo com o ambiente e outros.
Acreditamos que este projeto, ajudará também as crianças novas, que chegaram com muitas dificuldades de falar, assim, através da “Arte de Contar a História”, estimularemos estas crianças a interagir e comunicar com as demais crianças da turma.
A história é uma arte que integra várias experiências, ao fazer a criança se deslocar movimentando-se, expressando-se, falando, cantando, como forma de significar situações.
Seus aspectos motores, afetivos e intelectuais se associam com linguagem que ela esta construindo, experiência muito importante no processo de construção da própria imagem e sentido de si.
Objetivos Gerais: Proporcionar através deste projeto A Arte de Contar História, a expressão da visão que cada um tem ao olhar o mundo, contato com a arte e história e fortalecer em nossos alunos diversos repertórios artísticos, explorando a criatividade e criticidade dos mesmos.
Objetivos específicos:
Cronogramas de atividades:
Serão realizadas atividades práticas para serem alcançados todos os objetivos propostos, onde os recursos utilizados serão dos mais diversos. Tais como:
Participação das Famílias no Projeto: A família irá participar da seguinte forma:
Confeccionaremos um caderno, onde, cada sexta feira uma criança levará para a casa com um livrinho de história, esse caderno ficará fazendo rodízio nas casas das crianças e os pais terão que contar a história ao seu filho e depois a criança desenhar numa página do caderno sobre a história.
Atividade com as familias:
- Reunião com os pais no CEI Indireta Penha.
Modelo de Avaliação:
1 Qual sua visão do trabalho no CEI, quando se iniciou e hoje?
2 Diante do que foi apresentado, o que você achou da nossa reunião?
3 O que você achou do Projeto “A arte de contar histórias?”.
4 Qual a sua avaliação para o trabalho do MGI até o momento?
5 Dê que forma você acha que pode contribuir com o nosso projeto? Deixe sugestões.
- Reunião com os pais no CEI Indireta Penha: "Atividade de Encerramento"
Na atividade de encerramento faremos da seguinte forma:
Resultados esperados: Esperamos que, ao final desse projeto, as crianças tenham prazer pela leitura e a arte, bem como exercitado o pensamento imaginário.Que consigam expressar com mais clareza as próprias opiniões.
Que nossos alunos ao entrar ou visualizar um ambiente artístico, saibam interpretar o que o artista sente, expressa e conta, estimulando nossos alunos ao interesse artístico.
Já com a família, mostrar através das atividades, que eles também tem um lado artístico, contribuindo para fortalecer mais e mais o nosso projeto, que a sua participação é fundamental para um bom rendimento e a sua parceria vai enriquecer os projetos e principalmente no desenvolvimento da criança.
Avaliação:A avaliação será continua, observando a participação, o interesse, o relacionamento social e a construção individual e coletiva do conhecimento, pois a avaliação é um instrumento que ajuda a garantir o processo de aprendizagem, sempre tendo uma dimensão diagnóstica, investigativa e processual do contexto vivido pela criança.
Referências Bibliograficas:
Projeto elaborado pelas Professoras :
Profª Sônia Pereira de Lima
Profª Priscila Silva Scaravelli
Profª Maria de Souza
Profª Marilene Aparecida Barbosa
Profª Vanessa Aparecida Alves Campos
Profª Glauce Felix Olimpio
Coordenadora Pedagógica: Kátia Regina de Sá
Diretora: Olga Maria Coimbra
Prezadas Professoaras.
ResponderExcluirParabéns pelo magnífico projeto.
Muito rico, detalhado e abrange todas as etapas do desenvolvimento das crianças.
Vocês foram felizes.
Abraços.
Valéria Mundim e Prado