segunda-feira, 9 de maio de 2011

Projeto: A Arte de Contar Histórias

PROJETO: MINI-GRUPO I-A e B

Projeto: A Arte de Contar Histórias
CEI Indireta - Penha
Faixa-etária: Todos nascidos em 2008
Introdução: Quem não se lembra de uma história contada pelos pais, avós ou professores? Momentos que nunca esquecemos, pois ficam guardados em nossas memórias, e a qualquer momento lembraremos, daquela história que tanto ouvíamos na nossa infância. Toda História tem fundamento em nossa vida atual, criamos situações, construímos nossos espaços, viramos uma personagem mais querida ou vivenciamos uma personagem.  Quem nunca virou Branca de Neve ou um Lobo Mal, pois, existem momentos em nossa vida adulta, que tornamos uma personagem, seja ela mal ou não, toda ela construída pela nossa imaginação. E isso não e diferente com nossas crianças, o faz-de-conta está presente sempre nas vidas destes pequeninos, na hora de brincar com bonecas, livros infantis, revistas (figuras), cantinhos criados pelos alunos e professores, carrinhos, sucatas e outros objetos que mexem com a imaginação e criação.
As histórias infantis têm papel fundamental na formação de nossos alunos, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões.
Quando se conta uma história, deve-se ter em mente, que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através da história a criança  forma um banco de dados de imagens que será utilizado sempre em situações interativas vividas por ela.
Hoje se sabe que o ato de contar histórias para a criança, além de trabalhar com o seu imaginário, também torna indivíduo criativo, crítico e decidido.
A Arte de Contar História vem conquistando, mais e mais o seu espaço como: nas galerias culturais, livrarias, Shopping, escolas e outros locais.
Justificativas: 
Escolhemos este tema através das investigações feitas nos grupos.Descobrimos o grande interesse pela História, Desenho e Pintura.
As Histórias Contadas são reproduzidas de diversas maneiras pelas crianças.
O  Desenho é a expressão do artista ao seu ponto de vista ao seu olhar para o mundo.
A Pintura e as cores criam vida, mostra o que ninguém vê.
Percebemos este interesse pela turma e achamos que trabalhando desta  forma uniremos a arte e o contar a história somente neste Projeto, através dele mostraremos o diferente como: arte, música, teatro, histórias, fantoches, imitação de personagem, revistas aproveitando as figuras, gibis, vídeos, historias criadas pelos pais e também historias criadas de acordo com o ambiente e outros.
 Acreditamos que este projeto, ajudará também as crianças novas, que chegaram com muitas dificuldades de falar, assim, através da “Arte de Contar a História”, estimularemos estas crianças a interagir  e comunicar com as demais crianças da turma.
A história é uma arte que integra várias experiências, ao fazer a criança se deslocar movimentando-se, expressando-se, falando, cantando, como forma de significar situações.
Seus aspectos motores, afetivos e intelectuais se associam com linguagem que ela esta construindo, experiência muito importante no processo de construção da própria imagem e sentido de si.
Objetivos Gerais: Proporcionar através deste projeto A Arte de Contar História, a expressão da visão que cada um tem ao olhar o mundo, contato com a arte e história e fortalecer em nossos alunos diversos repertórios artísticos, explorando a criatividade e criticidade dos mesmos.
Objetivos específicos:
 Dominar o corpo no espaço, utilizando formas criativas a expressão de seus sentimentos e explorar as fontes sonoras e corporais;
Explorar o meio ambiente, criando formas e estabelecendo relações entre o real e o abstrato, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação;
Despertar o interesse da criança pela leitura e a cultura. Proporcionando condições para se expressar, desenvolvendo suas potencialidades;


Cronogramas de atividades:


Serão realizadas atividades práticas para serem alcançados todos os objetivos propostos, onde os recursos utilizados serão dos mais diversos. Tais como:

Mímica de objetos e animais;
Pintura e desenho de diversos tamanhos de papel;
Exploração de diversos gêneros literários;
Dramatização do cotidiano e de história infantil; Contar histórias usando fantoches;
Mostrar gravuras e pedir para que a criança fale sobre o que está vendo;
Interpretação oral da história contada pela própria criança, através de gravuras;
Cantinhos (casinha, oficinas, fantasias, livros, massinhas, pinturas e outros);
História dos meios de transportes, profissões, animais e outros;
Exploração da Biblioteca do CEI Indireta Penha- “Dalila de Macedo”;
 História do nome de cada aluno;
 Oficina de livros;
Teatro de sombras;
 Oficina com os pais do CEI Penha;
Roda de conversa;
Roda para construção de combinados;

Participação das Famílias no Projeto: A família irá participar da seguinte forma:
Nosso livro de desenhos de história: As Histórias das Famílias
Confeccionaremos um caderno, onde, cada sexta feira uma criança levará para a casa com um livrinho de história, esse caderno ficará fazendo rodízio nas casas das crianças e os pais terão que contar a história ao seu filho e depois a criança desenhar numa página do caderno sobre a história.
E os pais irão registrar no caderno algo referente ao material lido e apreciado pela família e a experiência de contar a história.

Atividade com as familias:
  •  Reunião com os pais no CEI Indireta Penha.
Apresentação dos professores;
Apresentação do projeto: A Arte de Contar Historia, como:
Objetivos;
Introdução;

Justificativas;

Socialização do grupo de crianças (35 crianças);

Participação dos pais no projeto (atividades de casa);

Avaliação dos pais (por escrito);

Modelo de Avaliação:
1 Qual sua visão do trabalho no CEI, quando se iniciou e hoje?
2 Diante do que foi apresentado, o que você achou da nossa reunião?
3 O que você achou do Projeto “A arte de contar histórias?”.
4 Qual a sua avaliação para o trabalho do MGI até o momento?
5 Dê que forma você acha que pode contribuir com o nosso projeto? Deixe sugestões.
  • Reunião com os pais no CEI Indireta Penha: "Atividade de Encerramento"
Na atividade de encerramento faremos da seguinte forma:
Será feito com as famílias  “O Avental contador de Histórias”
Através do avental contador de histórias as crianças irão visualizar a colagem das figuras principais da música ao avental (música aquarela).
Iremos confeccionar um avental para cada criança e suas respectivas figuras onde os mesmos repetirão o processo de colagem.


Resultados esperados:  Esperamos que, ao final desse projeto, as crianças tenham prazer pela leitura e a arte, bem como exercitado o pensamento imaginário.Que consigam expressar com mais clareza as próprias opiniões.
          Que nossos alunos ao entrar ou visualizar um ambiente artístico, saibam interpretar o que o artista sente, expressa e conta, estimulando nossos alunos ao interesse artístico.
          Já com a família, mostrar através das atividades, que eles também tem um lado artístico, contribuindo para fortalecer mais e mais o nosso projeto, que a sua participação é fundamental para um bom rendimento e a sua parceria vai enriquecer os projetos e principalmente no desenvolvimento da criança.


Avaliação:A avaliação será continua, observando a participação, o interesse, o relacionamento social e a construção individual e coletiva do conhecimento, pois a avaliação é um instrumento que ajuda a garantir o processo de aprendizagem, sempre tendo uma dimensão diagnóstica, investigativa e processual do contexto vivido pela criança.

 Referências Bibliograficas:

Revista nova escola Edição especial – Artes visuais (dezembro 2006)
Revista nova escola Edição especial – Educação infantil (abril 2006)
                    Www.Catavento.Com.br


Projeto elaborado pelas Professoras :

Profª Sônia Pereira de Lima
Profª Priscila Silva Scaravelli
 Profª Maria de Souza
Profª Marilene Aparecida Barbosa
Profª Vanessa Aparecida Alves Campos
Profª Glauce Felix Olimpio

Coordenadora Pedagógica: Kátia Regina de Sá

Diretora: Olga Maria Coimbra

Um comentário:

  1. Prezadas Professoaras.

    Parabéns pelo magnífico projeto.
    Muito rico, detalhado e abrange todas as etapas do desenvolvimento das crianças.

    Vocês foram felizes.

    Abraços.

    Valéria Mundim e Prado

    ResponderExcluir