domingo, 17 de abril de 2011

Projeto Adaptação: "Caminhar e Crescer"

O projeto exige profunda reflexão sobre as finalidades de cada faixa- etária, assim, define caminhos, formas e ações alimentadas e respeitadas por todos os envolvidos:alunos, famílias e os profissionais.
O projeto é um trabalho de muita investigação e é futo de reflexão, portanto sua base é feita mediante a observação e a análise que se caracterizam através do contato direto do pesquisador "Professor", observando o que ocorre, ouvem o que é dito, lêem o que é escrito, levantando questões investigativas para registrar a situação individual e do grupo de turma que esta recebendo.

Justificativas: Quando o aluno é matriculado na Unidade Escolar, à família participa da reunião. Onde são orientados sobre a adaptação e o cronograma de atividades.
A adaptação é um período da Unidade Escolar importantissimo para a criança, pais, professsores, ou seja, para a equipe do CEI. É quando a criança entrará no ambiente e terá contato com o novo e diferente.
Para obter um otimo resultado, o ambiente deve ser acolhedor e aconchegante para a criança, assim, passando segurança e confiança tanto para as crianças quanto para os pais.
Objetivos:
  • Proporcionar um ambiente agradavel e acolhedor, visando o bem estar dos alunos;
  • Reconhecer suas emoções, manifestações, conflitos, agitações e habilidades;
  • Adequar a alimentação ao paladar dos alunos;
Contéudos:
  • Móbiles diversos com sucatas;
  • Cartaz de chamada com fotos das crianças;
  • Cartaz do calendário de 2011, construida com os alunos e professores;
  • Mural da rotina do CEI;
  • trazer objetos de apegos(bonecas, ursinhos, paninhos, chupetas e outros);
  • Construção de cantinhos de descanso(cafofo);
  • Cantinhos na sala( cantinho da leitura, cantinho da cozinha, cantinho da leitura e outros);
  • Socialização e conhecimento dos espaços do CEI, funcionários e pais dos outros alunos;
  • Roda de historias infantis;
  • Elaboração de historias construtivas, onde o professor use objetos diversos, assim, as crianças participam da elaboração da historia;
  • Dentro da rotina de troca, aproximação dos professores através do contato ao trocar a fralda da crianças;
  • Pesquisa de hábitos alimentares junto com os pais: horários das refeições, como a familia oferece os alimentos, como dorme, como reage ao ser contrariado e outros;
  • Pesquisa sobre o nome da crianças e familiares: nome completo dos pais ou responsáveis, significado do nome do aluno, ano de nascimento e outros;
  • Atividades de relaxamento e massagem;
  • Atividades com todos os tipos de músicas: clássicas, infantis, MPB, antigas e outros;
Este projeto foi contruido em Novembro e Dezembro de 2010, com a participação de todos os funcionários do CEI Penha-  Cruzada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário