segunda-feira, 18 de abril de 2011

Projeto: Aprendendo Brincando

Berçário I
Faixa-etária: Todos nascidos em 2010.
CEI Indireta Penha

Introdução:  Na època que antecede a sociedade industrial o Período da Infância limitava-se apenas quando ela necessitava dos cuidados básicos essenciais à sua sobrevivência. Tendo suas condições físicas garantidas, a criança passava então a dividir o mesmo espaço social com o adulto, entre jogos e brincadeiras sob o pretexto de uma melhor socialização.
Durante muito tempo o brincar foi visto apenas como uma recreação. É com esse pensamento que o romantismo considera que a criança é um ser rico em pureza e dessa forma a brincadeira passa a ter o papel de resgatar a inocência perdida.
No Brasil na decada de 70, a educação brasileira sofreu influências do movimento da Escola Nova. Atualmente, com esta visão, a brincadeira faz parte do currículo escolar.
Este projeto quer reconhecer e compreender o ato de brincar, como uma prática social, buscando conhecer a história da brincadeira e sua perspectiva sócio-cultural.
A brincadeira infantil é uma experiência livre e deve ser vinculada da melhor forma possível, pois é através dela que a criança desperta suas habilidades mais precisas para um bom desenvolvimento que a conduzirá durante toda a sua vida.
Justificativas:  O projeto "Aprendendo Brincando", surgiu diante da leitura que realizamos do grupo e de cada criança, observando e prestando muita atenção ao modo como as crianaçs agem e suas multiplas linguagens, ou seja, o movimento das mãos, o sorriso, o choro, os brinquedos preferidos, a maneira de manusea-las, suas descobertas e disputas.
Durante o Período de Adaptação, percebemos o grande interesse da turma pelos brinquedos,  na exploração dos espaços, exigindo dinâmicas de buscar habilidades, de conhecer e criar situações do dia-dia.
Toda brincadeira tem uma trilha sonora, parte fundamental para estimular a criatividade,os combinados e as regras das brincadeiras, portanto também iremos trabalhar músicas infantis, estimulando os movimentos corporais e a expressão facial.
Esta rica experiência encanta, fascina e desafia as crianças que aos poucos entre eles vão criando vínculos afetivos.
Objetivos Gerais: Estimular as crianças mostrando outros tipos de brincadeiras, ampliando os  conhecimentos no mundo lúdico.
Objetivos específicos:
  • Adquirir novos conhecimentos e habilidades;
  • Promover a socialização e o respeito mútuo;
  • Despertar a fantasia e a imaginação;
Cronogramas de atividades:
  • Brincadeiras de roda: lencinho branco, passa anel, batate-quente e outros;
  • Brincadeiras cooperativas: dança das cadeiras,  casinha, esconde-esconde,
  • bola na boca do palhaço, acertar o cestos e outros;
  • Confecção de instrumentos musicais e brinquedos com sucatas;
  • Brincadeiras com bolinhas de sabão;
  • Eploração várias objetivos como: bexiga, bola, tecidos, sucatas e brinquedos;
  • Exploração da "Geleca"(gelatina, mingau, outros);
  • Experimentação de massinhas caseiras, gizão de cera e outros;
  • Cantinhos da sala: cantinho de leitura, cantinho de música, cantinho de revistas;
  • Brincando com as historias: consturção de historia através de objetos diversos (copos, mamadeiras, canetas, berço e outros objetos da sala e do CEI;
Participação das familias no projeto"Aprendendo e Brincando"
Convidaremos os pais e responsáveis a participarem de brincadeiras na sala de aula(dia de reunião de pais), juntamente com a turma do Berçário I.Os pais deverão trazer por escrito ou desenhado, as brincadeiras que mais gostavam na sua infância.
Através de um questionário os pais responderão perguntas como: O que você sentiu ao participar deste momento lúdico com as crianças? O que você acha que essa brincadeira acrescenta no desenvolvimento do seu filho(a)? e outras perguntas;

Atividade com as familias:
  •  Reunião com os pais no CEI Indireta Penha.
  1. Acolhimento dos pais(músicas de brincadeiras);
  2. Explicação do Projeto "Aprendendo Brincando": Justificativas; Objetivos; Ações e Participações de todos;
  3. Dinâmica: pintura do tecido para o cantinho de descanso;
  4. DVD: Filminho das atividades feitas pelas crianças na rotina do CEI;
  5. Avaliação para as Famílias sobre aquele momento; 
  • Reunião com os pais no CEI Indireta Penha: "Atividade de Encerramento"
  1. Acolhimento dos pais(músicas Instrumentais)
  2. Video: A Rotina do Berçário I;
  3. Entrega do porta retrato das crianças com a avaliação do ano de cada criança;
  4. Confecção de uma flor, onde o miolo terá uma pergunta: O que o projeto "Aprendendo e Brincando" acrescentou na vida de seu filho(a)?( cada pétala será a resposta dos pais);
  5. Leitura: texto "Pais Brilhantes" Autor: Augusto Cury;
  6. Apresentação das crianças: todos vestidos do brinquedo que mais gostam  dançarão uma música;

Resultados esperados: Esperamos que o nosso Projeto possa propiciar situações de aprendizagens orientadas de forma integrada e contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, respeitando a si mesmo e ao próximo. Apropriação de conhecimentos das potencialidades corporais, afetivas e cognitivas.

Avaliação: A  avaliação deverá ser pautada por uma postura de respeito a criança, ao seu ritmo de desenvolvimento, a sua origem social e cultural, as suas relações e vinculos afetivos, as suas idéias, desejos e expectativas. A avaliação ocorrerá através da observação e registros.

Referências Bibliograficas:

Projeto elaborado pelas Professoras :
  • Profª: Ivonete Tenorio
  • Profª:Margarete Alves Santos
  • Profª:Maria Elaine Ramos
  • Profª:Sandra Sousa
Coordenadora Pedagógica: Kátia Regina de Sá
Diretora: Olga Maria Coimbra

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizá-las pelo projeto realizado no berçário I, onde minha é sempre muito bem cuidada com carinho. Afinal, a maior preocupação dos pais é que seus filhos estejam sendo educados e preparados por pessoas que amam o que fazem, e que por isto realização seu trabalho com toda dedicação, cuidado e carinho. Muito Obrigada a todas as professoras, diretora, coordenadora, enfermeira e àqueles que garantem a segurança, limpeza e alimentação da minha filha. Evelyn Oliveira Canizares Corrêa, mãe da Beatriz Canizares Corrêa.

    ResponderExcluir